terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lixo Eletrônico – Uma Ameaça Ambiental e Social

Com a velocidade que o desenvolvimento tecnológico vem avançando o lixo eletrônico tem aumentado muito, causando sérios danos ao meio ambiente, uma vez que os equipamentos eletrônicos são fontes de metais pesados, tóxicos e altamente poluentes.


Esses equipamentos estão sendo trocados com uma facilidade incrível, em tempo cada vez mais curto, pois os consumidores procuram pelos modernos computadores, geladeiras, televisores e celulares e outros equipamentos eletrônicos.
Descartam os usados em lixos, causando um grande impacto ambiental, pois esses produtos contêm cádmio, chumbo, mercúrio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático, e quando queimados poluem o ar, além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo.
O mundo inteiro tem se preocupado muito com o destino que vem sendo dado a esse lixo urbano tão poluente, principalmente os países desenvolvidos, mas infelizmente mesmo entre eles ainda existem os países que não tomaram nenhuma atitude em relação a isso.
Os países do primeiro mundo estão procurando passar a responsabilidade de reciclagem de seus produtos para os próprios fabricantes, podemos citar no caso a China que vem demonstrando grande preocupação com o lixo eletrônico.
Já nos EUA, por exemplo, são despejados nos lixões anualmente 300 milhões de computadores e apenas 14% deles é reaproveitado.
Entre os países emergentes, o Brasil é o que mais produz o e- lixo e não tendo um paradeiro correto para ele, manda-o para o lixo comum, acaba sendo depositado nos grandes lixões.
São raras as iniciativas existentes no país para dar outro destino a esse lixo, podemos citar entre elas, o projeto da Universidade de São Paulo (USP), que recicla computadores que já não tem mais valor, reutilizando até os menores dos parafusos, assim evitando que inúmeros PCs cheguem aos lixões brasileiros.O consumismo desenfreado é uma prática de vida adotada no mundo todo, as pessoas dão preferência a um aparelho de última geração à possibilidade de reformar ou equipar o antigo, e com isso o lixo eletrônico cresce cada vez mais.
Sendo assim, para que a natureza e a saúde humana estejam livres dessa grande ameaça é necessário despertar a consciência sócio-ambiental, as pessoas que já a tem devem promover campanhas a favor de um novo estilo de vida e propagandear as vantagens do consumo consciente, da reciclagem e utilização dos matérias, principalmente dos aparelhos eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário